quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Concorrentes ao prêmio Ná Figueredo de videoclipes

Edição: Nº 28
18 de Outubro de 2007

Começou ontem (17) e vai até domingo (21), no Teatro Maria Sylvia Nunes na Estação das Docas, a IV Mostra Curta Pará Cine Brasil. Como nos anos anteriores, o festival traz uma mostra competitiva de curtas-metragens de todo brasil além de longas-metragens que passam despercebidos pelo grande público, ou por não entrar no circuito das grandes salas ou simplesmente por não ter uma estratégia de marketing tão forte como um "Tropa de Elite" por exemplo.

Posicionamentos à parte, a IV Mostra Curta Pará Cine Brasil apresenta também pelo terceiro ano o Prêmio Ná Figueredo de videoclipes. Ao total 10 clipes concorrem ao prêmio e um foi convidado para a mostra. Dos competidores, apenas três estão disponíveis no Youtbe, mas você pode conferir todos os outros no sábado (20) a partir da 18h no local do evento com entrada franca, lá todos receberão uma cédula de votação para ajudar sua banda e o resultado da apuração dos votos sai no domingo seguinte com a premiação do festival. Abaixo os indicados:

1. Música: Sangue Quente
Banda: Tecno Show
Direção: Flávia Abtibol

2. Música: Aplausos de auditório
Banda: Cravo Carbono
Direção: Tânia Vale



3. Música: Sad Song
Banda: The Ways
Direção: André Genu

4. Música: Brasileiro
Banda: Rayzon
Direção: Nelson Seccultti

5. Música: Banco dos Réus
Músico: Blindado MC
Direção: Blindado MC e Fernando Brito

6. Música: Onde os olhos não alcançam
Banda: Norman Bates
Direção: Fernando Segtowick



7. Música: Gerbrelich Keit
Banda: B3
Direção: Joaquim Araújo

8. Música: Majey
Banda: Coletivo Rádio Cipó
Direção: Ronaldo Rosa

9. Música: Homem invisível
Banda: Destruidores de Tóquio
Direção: Nazo Glins



10. Música: Loirinha americana
Músico: Mestre Laurentino
Direção: Ronaldo Rosa

HOR CONCUR

Música: Devorados
Banda: Madame Saatan
Direção: Priscila Brasil



Por hoje é só!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A ROMARIA ROCK DO FIM DE SEMANA

Edição: Nº27
16 de Outubro de 2007
Tão extensa e diversificada quanto as atividades do Círio de Nazaré foi a programação rock deste fim de semana.
O Círio de Nazaré começa oficialmente na quinta-feira antes do domingo da grande procissão e foi neste mesmo dia que o Jolly Joker também abriu oficialmente o final de semana do circuito rock com mais um dos shows de divulgação de seu próximo CD, que já deve estar nas mãos dos fãs no início do mês de novembro. O show aconteceu no Teatro Experimental Waldemar Henrique na Pça. da República e começou com a convidada “Álibi de Orfeu” também divulgando o trabalho que será lançado no dia 03 de novembro no Cidade Folia, o CD intitulado “Só veneno” tem 12 faixas com produção de Edgar Scandurra e as participações do próprio Scandurra em “Nossa torre de Babel” e de Roberto Frejat em um solo de guitarra em “Só veneno”.

Logo depois do “Álibi de Orfeu” foi a vez da banda “Corsário” apresentar seu repertório baseado, segundo eles, em tudo o que tiver um conceito positivo, sejam eles trechos da bíblia, profecias ou simplesmente responsabilidade social. A maioria da banda já está tocando juntos há 14 anos. Finalmente chegou a hora do Jolly Joker que apresentou seu repertório 100% em português que já está sendo trabalhado há pelo menos um ano. O CD “As três melhores coisas da vida” deve vir com 10 faixas e outras quatro que também foram gravadas e poderão ser disponibilizadas na internet posteriormente.

Na sexta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças, enquanto os artistas do Núcleo de Artes da UFPa já comemoravam a realização de mais um ano do “Auto do Círio” depois da interrupção de 2006, a banda “O Barramalho e os Artistas Desconhecidos” abriam, no Café com Arte, a festa de lançamento do EP do SuperJack. Os quatro futuros engenheiros do “Barramalho” já são conhecidos pelos desajeitados e sarcásticos covers de boys e girls bands da década de 90, além de clássicos do estilo brega. Os anfitriões da festa vieram logo em seguida apresentando o show com a as sete faixas do EP SuperJack Vol. 01 além de inéditas que deverão figurar no próximo trabalho. Agora o SuperJack deve entrar em um pequeno recesso por conta de uma incompatibilidade de identidade entre o vocalista Benny Maltini e o ex-produtor da banda, Bernie Walbenny, que estará viajando em turnê com o Madame Saatan. Pra encerrar a noite no café com arte teve o Aeroplano apresentando um repertório novíssimo em folha, mas a banda não escapou dos já antigos hits pedidos pela platéia.

O sábado é o dia que marca as comemorações do Círio primeiramente pelo grande número de romarias, são três no total (fluvial, moto romaria e transladação), e principalmente pelo sufoco de cada uma delas dada a grande quantidade de pessoas que as acompanham. Mas no nosso circuito a coisa começou bem calma com o clima acústico que tomou conta do ensaio aberto do Attack Fantasma no fim da tarde. Nata Ken Máster e Eder Effe mandaram ver no violão tocando os já sucessos “Central” e “Amor Rock” além das aspirantes “Detetive” e “Ludo”. A noite de sábado continuou bem discreta em meio a procissão da transladação, que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré do Colégio Gentil, no bairro de Nazaré, para a Catedral da Sé na Cidade Velha em um percurso de pouco menos de 4 Km.

Mas o que isso tem a ver com a nossa programação? É que em meio a mais de 1 milhão de romeiros o Madame Saatan gravava o seu terceiro clipe, que continuaria tendo filmagens durante a “Festa da Chiquita” e durante o próprio Círio de Nazaré. A música escolhida para o tema dessas imagens foi “Vela”, faixa do recente CD da banda. Este é o segundo clipe do Madame Saatan este ano, o primeiro, da música “Devorados”, teve a Vila da Barca como cenário e já está disponível no Youtube, esse mesmo clipe ganha uma segunda versão a ser exibida durante o Prêmio Ná Figueredo de videoclipes na IV Mostra Curta Pará Cine Brasil. Já o clipe de “Vela”, dirigido por Priscila Brasil (As Filhas da Chiquita, 2006) ainda está envolto a grande mistério. Esperemos.

E assim encerra-se um final de semana que mais pareceu um teste de resistência para o povo católico e um prato cheio para os rockeiros de todos os estilos.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

OTTO MOSTRA O ARRAIAL DO PAVULGEM AMANHÃ NA MTV

Edição: Nº26
05 de Setembro de 2007



# COLETIVO - Hoje (06), logo mais, o Coletivo Rádio Cipó se apresenta na IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em Brasília. Além da formação completa, o show terá as participações de Laurentino, Bereco e Odete.


# BATERIA – O Johny Rockstar começa a gravação de seu primeiro cd no próximo dia 10. As gravações foram adiadas de setembro por conta dos trabalhos que envolviam o lançamento do cd do Madame Saatan. As duas bandas (Johny e Madame) dividem o mesmo baterista, Ivan Vanzar. Inclusive, a bateria será o primeiro instrumento a ser gravado para o cd do Jonhy.


# VIAGEM – Tudo isso porque já no próximo dia 19, Ivan Vanzar e seus companheiros do metal começam a já anunciada Turnê Madame Saatan com os seguintes shows já confirmados: 19/10 – Festival Varadouro (Rio Branco – AC). 26/10 - Bigs Whiskeria (Porto Velho – RO) e 27/10 - Tulipa Negra (Manaus – AM).


Miranda (ídolos) e Ivan Vanzar



# MTV – Deve exibir amanhã (06) a partir das 22h30 o episódio do programa “Viagem ao centro do Brasil” gravado no estado do Pará. O programa é uma série em que o cantor e compositor, Otto, embarca em uma viagem ao norte/nordeste a fim de mostrar a diversidade cultural brasileira. Neste episódio deve ser mostrado um dos tradicionais arrastões de junho do Instituto Arraial do Pavulgem além de uma participação em um show da banda La Pupuña.


# ROQUENROU – Já está disponível no site da Roquenrou Beibe o segundo “Drops Roquenrou”. Nesse programa tem entrevista com a documentarista Priscila Brasil, que dirigiu o clipe “Devorados” da banda Madame Saatan. Acessa lá e baixa o drops.


# CLIPE – Por falar nisso, no clipe (que já está no Youtube e aqui no blog) teve sua primeira exibição no show de lançamento do CD do Madame Saatan, que rolou no último dia 29/09 no Memorial dos Povos. Confira como foi o show na matéria que Sidney Filho lá no site Belrock.


# ENSAIO ABERTO - Neste sábado quem comanda o ensaio aberto é a banda de hardcore “Estorvo”. Formada em 2005, a banda tem esse nome por que quer ser um incômodo para as pessoas no sentido de despertar nelas um senso crítico a respeito das coisas que muitos não percebem ou fingem não perceber. O ensaio aberto acontece todo sábado a partir das 17h na loja Ná Figueredo (Av. Gentil Bitencourt, 449). Entrada Franca.


# FANTASIA – Nos cinco anos do Café com Arte o DJ Roberto Figueredo preparou uma festa à fantasia com shows de A Euterpia, As Vespas e Rogério Skylabe (cover). A festa rola amanhã (06) com ingressos a R$ 5 (com fantasia até às 23h) e R$ 10 (sem fantasia e depois das 23h). O Café com Arte fica na Rui Barbosa entre Av. Nazaré e Braz de Aguiar.


# MATÉRIA PRIMA – O programa da Rádio Cultura (93.7 FM) traz no dia 08/10 o Attack Fantasma e no dia seguinte (09) o Johny Rockstar.



# IMITÃO – Seguindo o exemplo do Madame Saatan (que enrolou, mas lançou). O Guns anuncia mais uma data para o lançamento do “Chinese Democracy”, cd prometido desde a década passada. Segundo os sites Amazon, HMV e Virgin o cd deve sair entre os dias 11 e 12 de fevereiro de 2008. Façam suas apostas.


# FEIRA DO LIVRO – Última chamada para comparecer à XI Feira Pan-Amazônica do Livro que acontece até domingo (07) no Hangar – Centro de Convenções. A entrada é franca. Destaque para o encontro literário com o escritor paraibano, imortal da ABL e secretário de cultura do governo do estado de Pernambuco, Ariano Suassuna, que rolou na última quarta (03).


# HÉRCULES – E neste sábado é sábado sim no projeto “Sábado Sim, Sábado Não. Tem teatro infantil no Casarão” da Cia. In Bust de teatro com bonecos. O Espetáculo de amanhã (06) é “Os doze trabalhos de Hércules” com a participação dos atores/manipuladores Anibal Pacha, Adriana Cruz e Paulo Ricardo Nascimento. O espetáculo começa às 19h, a entrada é apenas um brinquedo e o Casarão do Boneco fica na Av. 16 de Novembro quase chegando à Pça. Amazonas.

# GOIÂNIA NOISE – E pra fechar, a programação do Goiânia Noise que foi divulgada esta semama:

Sexta-feira – 23/11/2007
Mugo (GO)
Seven (GO)
Barfly (GO)
Banda selecionada via TramaVirtual
Superguidis (RS)
Cooper Cobras (RJ)
Violins (GO)
Os Haxixins (SP)
MQN (GO)
Sick Sick Sinners (PR)
Móveis Coloniais de Acaju (DF)
Rubín & Los Subtitulados (Argentina)
The Dts (EUA)
Pato Fu (MG)

Sábado – 24/11/2007
Woolloongabbas (GO)
Control Z (GO)
Valentina (GO)
Banda selecionada via TramaVirtual
Pelvs (RJ)
Sangue Seco (GO)
Kassin + 2 (RJ)
Perrosky (Chile)
Mechanics (GO)
Mukeka de Rato (ES)
Korzus (SP)
The Legendary Tigerman (Portugal)
Jupiter Maçã (RS)
Cordel Do Fogo Encantado (PE)

Domingo – 25/11/2007
Perfect Violence (GO)
Black Drawing Chalks (GO)
Rollin' Chamas (GO)
Banda selecionada via TramaVirtual
Ecos Falsos (SP)
Damn Laser Vampires (RS)
Macaco Bong (MT)
Motherfish (GO)
Pata de Elefante (RS)
Spiritual Carnage (GO)
The Battles (EUA)
Motosierra (Uruguai)
Mundo Livre SA (PE)
Sepultura (MG)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

BELROCK : MADAME SAATAN É A BANDA DA SEMANA

Edição: Nº25
04 de Outubro de 2007

MADAME SAATAN DOS PALCOS DO TEATRO AOS PALCOS DO BRASIL

Entre covers de Black Sabbath e apresentações em karaokês surge em Belém, logo do início de 2003, uma banda que em pouco tempo se tornaria uma das maiores referências no iminente “boom” da música paraense.


O Madame Saatan nasceu a partir de um convite de Paulo Santana, diretor de teatro, para que a banda (na época a banda cover sem nome) fizesse a trilha sonora do espetáculo “Ubú, uma odisséia em Bundalêlê” adap tação do texto “Ubú rei” da obra de Alfred Jarry.

A BANDA – O processo de formação do Madame Saatan foi uma verdadeira garimpagem: “Se não me falha a memória, a Sammliz (voz), Zé Mário (guitarra) e eu (baixo) conhecemos o Edinho numa espécie de um festival na Assembléia Paraense, num karaokê ou alguma coisa assim e o chamamos pra tocar a outra guitarra da banda.” – conta Ícaro Suzuki. O baterista, Ivan V anzar, f oi descoberto tocando cover de Black Sabath na noite da cidade: “O Ícaro pegou o contato da minha banda e ligou pro vocalista dizendo que tinha uns equipamentos de bateria pra me dá. Tudo invenção. Na verdade já era pensando em me chamar pra tocar na banda dele.” – lembra Ivan. E assim a banda se completa.

Logo depois disso veio o convite para a trilha sonora do espetáculo, trabalho que durou sete meses até a estréia do mesmo. Foi nele que a banda ganhou nome: “Alguém em algum momento falou nesse nome e eu achei legal pra uma banda de rock. Houve alguma resistência por conter uma palavra fo rte, uma palavra pouco compreendida, mas depois a gente decidiu que era legal e que iria ficar Madame Saatan mesmo.” – diz Sammliz.

Em 2004 o quinteto lança a demo “O tal do caos” que reunia algumas músicas feitas para a montagem de Paulo Santana que já não estava mais em cartaz. Logo depois deste registro um dos guitarristas, Zé Mário, resolve deixar a banda e a partir daí o Madame Saatan enfrenta um momento difícil no “rearranjo” do repertório: “A saída do Zé Mário deixou a gente muito inseguro, nossas músicas foram feitas para duas guitarras e de repente a gente tinha perdido uma delas. Tentamos substituí-lo mas não conseguimos e resolvemos que iríamos seguir assim mesmo. Aí a gente foi amadurecendo, remontando os arranjos e hoje eu acho que a gente conseguiu suprir essa falta.” – explica Ícaro.

FÃ-CLUBE – O Madame Saatan, mesmo com menos de cinco anos de estrada, já tem fãs organizados em fã-clube reconhecido e oficializado pela própria banda. Criado em outubro de 2004, dentre os objetivos do fã-clube estão a valorização e divulgação do nome da banda: “Antes de formar o fã-clube a gente chegou com a Sammliz e perguntou se podia e tal, se não era muita pagação por se tratar de uma banda de metal e ela foi supersimpática apoiando a idéia e incentivando um grupo de mais ou menos 15 pessoas.” – conta Milena Pontes, umas das fundadoras.Para fazer parte do fã-clube é preciso demonstrar acime de tudo que é fã da banda: “tem que ter a primeira demo, “O tal do caos”, que pode ser baixada na internet e tem que se fazer presente nos shows.” – avisa, Milena, aos interessados Hoje o fã-clube conta com pouco mais de 30 pessoas e cresce a cada dia com adeptos de várias partes do Brasil como Manaus, Salvador e São Paulo. O contato pode ser feito através do www.fotolog.com/fc_madamesaatan.

CLIPE – No show de lançamento do cd que aconteceu na noite de 29 de setembro de 2007, a banda exibiu em primeira mão a versão I de seu segundo clipe, “Devorados”, primeira faixa do disco. O clipe foi gravado na Vila da Barca, comunidade periférica da capital paraense conhecida pela excessiva pobreza e miséria e mesmo sob o estigma que o bairro carrega, o clipe dirigido por Priscila Brasil (As Filhas da Chiquita, 2006) pretende mostrar justamente o inverso dessa situação: “No início dos trabalhos houve uma preocupação dos líderes comunitários porque muitos documentários já foram feitos lá explorando justamente toda essa situação de miséria, de descaso do poder público e tudo mais e o nosso clipe vem mostrar um lado que talvez muita gente não se permite pensar. Que apesar de toda a pobreza, também é possível ter uma vida feliz. Que como em qualquer outro lugar, lá também existem pessoas legais e pessoas pouco confiáveis.” – explica Ivan. Mais de 50 pessoas entre amigos, parentes e pessoas da própria comunidade participaram da produção e dos três exaustivos dias de gravação do videoclipe que posteriormente deve ganhar uma segunda versão.

CD – O primeiro cd do Madame Saatan já está a venda desde o último dia 14 nas lojas Ná Figueredo. O disco tem dez faixas que passeiam por toda trajetória da banda. Desde “Apocalipse”, parte da trilha sonora do espetáculo teatral, e “Ele queima, ela sorri” composta dias antes da banda entrar em estúdio: “A gente teve um mês de pré-produção, passando as músicas exaustivamente com os toques do Alcir Meireles que assina a direção musical do disco e quando foi em outubro do ano passado (2006), a gente entrou em estúdio e gravou tudo em uma semana.” – conta Ícaro – “Foi quando a gente chamou o Jera Cravo, que conhecemos quando ele tocava bateria no “Astronautas” e o trouxemos da Bahia pra ficar trancafiado com a gente no estúdio por sete dias produzindo o cd.” – continua. O disco foi lançado por um pool independente que envolve: “Cubo Discos” (MT), “Fora do Eixo”, “Fósforo Records” (GO), “Ná Records” (PA) e “Roquenrou Beibe” (PA). O show de lançamento aconteceu na noite de 29 de setembro no Memorial dos Povos com participação das bandas A Euterpia, Estado Civil (Castanhal) e Trio Manari. A entrada foi 1kg de alimento não perecível, doado à comunidade da Vila da Barca.

A seguir a primeira versão do clipe de "Devorados":


Créditos:
Matéria: Belrock (Thiago Viana)
Foto 1: Renato Reis, Arte: Naiana Thiely
Foto 2: Renato Reis
Foto 3: Bernie Walbenny (Festival MADA - Natal-RN)
Foto 4: Bernie Walbenny (Semana do Trânsito - Centur)
Foto 5: Renato Reis (Gravação do Clip "Devorados")
Foto 6: Renato Reis (Estudio O Meio do Mundo, gravação do disco)

Videoclipe: Priscilla Brasil