domingo, 30 de dezembro de 2007

Feliz 2008!

Edição: Nº 36
30 de Dezembro de 2007

---

Ano terminando, mas ainda tem notícia.

# PRÊMIO - Quer ganhar camisa, cd, dvd (?) do Madame Saatan? Entra na comunidade oficial da banda no orkut e saiba como participar dessa promoção. Adiantando que tem que votar no Madame Saatan em algumas competições que a banda tá concorrendo. Se ganhar alguma, são sorteados 4 kits, se não ganhar, apenas dois. Corre lá que ainda dá tempo.

# AEROPLANO - Camisetas do Aeroplano estão acabando, quem quiser garantir a sua só é entrar em contato com a banda pelo email contato.aeroplano@gmail.com.

# CARNAVAL - O Jolly Joker avisa que já está se preparando pra voltar ao carnaval de Salvador. Considerada a melhor banda do Festival Palco do Rock 2007, a banda foi convidada a participar novamente do festival em 2008.

# DE JAVU - No cd do Johny Rockstar... faltam guitarras e voz. Acho que já falei isso antes.

# RÁDIO - No domingo que vem, se todos os deuses e diabos permitirem, estará no ar novo programa de rádio na Belém FM (104,9MHz). O que vai ser?? Ainda não sei, só sei que vai ter rock. Deve entrar na faixa das 17h.

# DE QUE ANO? - Elder Effe (Ataque Fantasma) trocou as bolas durante o programa "Cena Musical" das emissoras Cultura na última sexta (28). Questionado sobre como tinha sido o ano para o rock paraense, o líder da banda disse que 2007 foi um ano inesquecível pelo lançamento de quatro discos: O grande passeio do Stereoscope (Stereoscope), Córtex (Cravo Carbono), Madame Saatan (Madame Saatan) e Revirando o Sótão (A Euterpia). Mas apenas dois desses discos foram lançados em 2007. O grande passeio do Stereoscope e Revirando o Sótão são do final de 2006. Tudo bem, são inesquecíveis assim mesmo.

# BERÇO - O blog parabeniza Jayme Katarro, aniversariante do dia e leitor do blog. Muitas felicidades e mais duas décadas de sucesso com o Delinquentes.

# RÉVEILLON - O La Pupuña e a Banda Sayonara são as atrações do réveillon da Estação da Docas no dia 31.

# LA PUPUÑA - E já tá todo mundo morto de curiosidade para ouvir o "Charque side of the moon". Licença poética dos pupuñas na obra do Pink Floyd.

# CRAVO - Há quatro dias o Cravo Carbono divulgou na comunidade oficial no orkut a lista de ganhadores de duas promoções da banda. Se você participou, corre lá.

Por esse ano é só, galera. Até ano que vem. Um Feliz Ano Novo e muito obrigado pelo apoio visitando o blog.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

JINGLE BELLS , JINGLE BELLS, JINGLE BELLS ROCK

Edição: Nº 35

12 de Dezembro de 2007

----

Ano terminando e a galera ainda não perdeu o pique. Saiba onde encontrar suas “Boas Festas” em Dezembro.

# AGRADECIMENTO – Muito obrigado a Hugo Góes, grande colaborador do blog, parabéns pro cara também, fez aniversário ontem (11). Agradecendo mais uma vez ao Tenebrys pela atenção e divulgação do blog (http://www.fotolog.com/tenebrys). Agradecimentos também ao Jayme K. pela visita, esperamos notícias do HC e do Delinqüentes, hein?

# RELANÇAMENTO – No dia 21 (sexta) o Coletivo Rádio Cipó faz, no Açaí Biruta, o relançamento do seu álbum “Formigando na calçada do Brasil”. Além das já tradicionais participações de Laurentino, Bereco e Onete, o show conta ainda com participação Marcelinho da Lua e Otto. Abrindo a festa tem as bandas Alma Livre Sound System e Sequestrodamente. O ingresso é só 1kg de alimento não perecível e a festa começa por volta de 21h.

# BATE-PAPO – Antes, no dia 20 (quinta), rola no IAP um debate com o tema: "Periféricos: a Cultura Underground como ferramenta social". Participação de Carlinhos Vas (CRC), Bruno B.O (Alma Livre), Otto, Danilo do Base-V e do jornalista da revista Rolling Stone, Alex Antunes. O debate começa às 16h, a entrada é franca e o IAP fica ali do lado da Basílica Santuário.

# IN BUST – No último dia 08 (sábado) a Cia. In Bust de teatro com bonecos estreou o espetáculo “O Conto que eu vim contar”. A história mistura um conto de natal com a conhecida lenda do boto. Mais uma vez ponto para a criatividade na cenografia e iluminação. A In Bust apresenta esse espetáculo nos domngos 16, 23 e 30 de dezembro a partir das 17h no anfiteatro São Pedro Nolasco na Estação das Docas. A Entrada é franca.

# PALAFITA – No dia 22 (sábado) a festa é do Stereoscope e A Euterpia que se apresentam no Palafita, rola também discotecagem de Fernando Rosa (Senhor F) e tudo começa por volta das 23h. Os ingressos custam 5 dinheiros com flyer e 7 dinheiros sem o papelzito.

# RxDxP – Também dia 22, na Metrópole City Hall, tem Ratos de Porão e Andralls. Quem abre o show é o Rennegados e Delinqüentes. Os ingressos custam R$ 20 à venda no Fábrika Stúdio, Distro Rock Store, Arrepius. Informações: 9123-6862.

# ROCK IN RIO GUAMÁ – Amanhã (13) e depois (14) rola a segunda edição do Rock In Rio Guamá no Vadião da UFPa. A entrada é franca e shows começam por volta das 16h. Pôr-do-sol com rock. Confira as bandas selecionadas: Viés, ConsciÇencia de Íris, Força Paralela, Bizzozzeros, Brasão de Miriti, Habemus Papa, Chegou Simone, Morfina, Anubis, brigue Palhaço, Buscapé Blues, Manifesto, Ransdkbá, Neurama, Midríase, Sincera, Morfina Punk, Quimera porfia, bobo da Corte, Lapidação poética, Carrocel Elétrico, Galeno e Banda Copo Sujus, Síncope, Coisa de Ninguéem, Kamikazi, Quem pariu Eutanásio, Leviatã, Mádria, the Violet, Fogo Fátuo.

# ARRASTÃO – No domingo que antecede o natal o Arraial do Pavulagem realiza um arrastão de boi pelas ruas do município de Bragança. Quem for não vai pagar nada para participar da festa popular.


# CHATOSDarlan Costa da 102 FM de Macapá avisa: Sucesso total no programa "Zona Alternativa" a música "A Vingança dos Chatos" da nossa paraense e sumida Johny Rockstar.


# RETROSPECTIVA 2007 – Aguardem.

Por hoje é só.

Paz e Rock a todos.

Fotos: A Euterpia e Arraial do Pavulagem (Thiago Viana), Cia In Bust (RJCorreia).

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

TENEBRYS É PROMESSA PARA O METAL PARAENSE

Edição: Nº 34
07 de Dezembro de 2007

TENEBRYS É PROMESSA PARA O METAL PARAENSE


Em seis meses que escrevo pra essa coluna, essa deve ser a terceira ou quarta vez que me deparo com o desafio de escrever sobre uma banda que não faz lá o som que mais curto ouvir. Esse é meio que o “segredo” de uma boa matéria pra “Banda da Semana”: não partir do princípio de que ninguém ou pouca gente conhece, mas ter isso como a mera realidade.


O Tenebrys foi formado em 1998 e batizado como “Mystic Seminary” que não se demorou em ser substituído pelo nome atual. Curioso o fato da banda ter sido formada há nove anos e nunca ter lançado nenhum registro fonográfico e muito menos feito alguma apresentação ao vivo. Segundo o vocalista da banda, Eddie Moreira, isso se deu pela constante mudança na formação da banda: “As mudanças na formação sempre adiaram o lançamento de alguma coisa. Hoje temos apenas o Luciano da formação original, eu já participei de uma formação em 2003 e voltei agora.” – conta.

Hoje o Tenebrys é Denys Ferreira (Baixo). Ederson Moreira (Voz). Luciano Aguiar (Guitarra). Raquel Serruya (Teclado). Wagner Nugoli (Bateria). A banda tem um pé no doom metal e outro no progressivo com influências que vão desde o heavy metal de “Black Sabbath” ao estilo gótico dos ingeleses do “Anathema”. O que mais chama atenção nos caras é a sede pelo lançamento cuidadosamente dosada por uma centralidade de idéias: “Não queremos brincar de fazer banda, só agora nos sentimos seguros pra lançar alguma coisa e assim o fizemos. Quanto aos shows, sabemos que algumas etapas devem ser alcançadas e o show é o que preparamos com mais cuidado, queremos que seja um show pra marcar.” – explica o vocalista.



As letras compartilham a autoria entre todos na banda e são escritas em inglês, mas eles garantem que isso não é uma regra e que nada impede que letras em português surjam posteriormente, inclusive uma das faixas lançadas pela internet, “The Murderous”, tem um poema em português de autoria do baixista, Denys Ferreira. Em sua maioria as letras tratam de uma frágil humanidade decadente, como os próprios descrevem. São assassinatos, insanidade mental e emoções obscuras transformadas em melodias envoltas em clima sombrio e destruidor. Exemplo disso seria a música “Absolut Evil” que foi inspirada no assalto que culminou com o assassinato do menino João Hélio Fernandes, de seis anos, preso pelo cinto de segurança do lado de fora do carro e arrastado por sete quarteirões no Rio de Janeiro, fato ocorrido em fevereiro deste ano. Essa música deve ser lançada logo no início de 2008 no EP provisoriamente entitulado “Mundano” que ainda deverá trazer mais uma música inédita, uma intro e as duas que já foram lançadas na internet.

Toda a produção desses registros está sendo feita por Mauro Seabra que também prepara o show de estréia da banda ainda sem data marcada mas previsto para logo depois do lançamento do EP. No show, o repertório da banda e alguns covers inusitados, atenção para prometido surpreendente cover de “Zombie” (The Cranberries). Enquanto não aparecem nem EP e nem show, você que curtiu o “Tenebrys”, já pode ouvir “Aclamming for my death” e “The Murderous” aqui no Belorck. Passa no perfil da banda, baixa as músicas pro PC e depois deixa um recado para os caras dizendo o que achou do som.

Fotos: Hilário Jr.