terça-feira, 29 de julho de 2008

HEBE E OS AMARGOS ESTÃO DE VOLTA


Depois de 10 meses de hibernação, Henrique Amargo anuncia a volta da banda com algumas reformulações em sua formação, acompanhe o texto postado pelo "amargo" no Orkut.


Hebe e os Amargos voltou! (E dessa vez, é sério)

Agora é oficial, Hebe e os Amargos voltou, minha gente!Depois de quase um ano de reclusão, volta-não-volta, e, claro, muitas bebedeiras... sim, voltamos para ficar.

Porém (E essa maldita palavra sempre aparece novamente), com algumas reformulações. Aí vão: Paulo resolve deixar a banda e se dedicar a seu novo projeto. Sendo assim, Henrique Amargo assume novamente as 4 cordas. Zé Netto sai das profundezas dos fundos de palco, larga as baquetas e agora detona sua Gibson novinha em folha. Para completar a peraltice, João Felipe, guitarrista da banda Sincera, incorpora o papel de “Quebra-galho” e está batucando os tambores com a gente, por algum tempo, até acharmos um batera definitivo.

Agora com um power-trio hiperativo e raivoso, os Amargos lançam seu novo single, intitulado “Canção da sexta-feira (Guti, guti, guti)”, que conta com a produção de Ivan Jangoux, o queridinho da cena rock local, e que já está no myspace para quem quiser conferir (e baixar, porque não somos “meninos do buchão”).

Links:
http://www.myspace.com/hebeeosamargos
http://www.fotolog.com/hebeeosamargos
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=23505919

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Quer negociar com contratantes dos EUA e Europa?


Nos dias 22 e 23 de agosto, o Pará estará no foco de alguns dos olhares mais importantes do mercado da música contemporânea mundial. Dez convidados estrangeiros, entre compradores do mercado musical e jornalistas especializados, estarão em Belém para orientar artistas e bandas do Estado sobre o mercado internacional, suas oportunidades e sobre como melhor aproveitá-las. Os convidados também conhecerão o trabalho de 20 artistas pré-selecionados, com os quais pretendem compor rodadas de negócios.


A visita faz parte dos projetos Imagem e Comprador, realizados pela BM&A – Brasil Música e Artes, e Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que a Dançum Se Rasgum Produciones traz pela primeira vez à região Norte do Brasil. A iniciativa compõe a programação que antecede o III Festival Se Rasgum, evento de música independente que acontece em setembro na capital paraense, reunindo shows, workshops, mesas de debates e mostra audiovisual.


A comitiva que chega a Belém no dia 22 de agosto é formada pelos compradores internacionais: Brent Grulke (SXSW, festival de música de Austin, no Texas); John Bissell (trilhas sonoras para filmes); Olivier Lacourt (Discograph, vice-presidente da French Export Bureau - França); Mel Puljic (Agencia Mondo Music e produtor de shows de Milton Nascimento e Jorge Bem nos Estados Unidos); Neil Mowat (Branding, Festival Troca Brahma – Reino Unido); Gene de Souza (Rhythm Foundation).


A programação será realizada dia 22 de agosto no teatro Maria Sylvia Nunes e no Estação Business, na Estação das Docas. Para participar das rodadas de negócios do projeto Comprador, as bandas precisam submeter sua inscrição.


Como se inscrever no pitching, rodadas de negócios e showcases


Os interessados deverão enviar as inscrições pessoalmente (em um envelope identificado, ao Ná Figueredo que fica à Av. Gentil Binttencourt, 449) ou por email (serasgum@gmail.com).


O material deve conter release bilíngüe: português e inglês, contendo obrigatoriamente informações sobre o artista e seu histórico internacional, caso tenha, além de contatos da gravadora e/ou empresário. Descritivo bilíngüe dos interesses e projetos de atuação no mercado internacional, tendo como foco os tipos de negócios realizados pelos convidados e onde devem constar informações como "público ou público potencial", "tamanho da equipe", "experiências internacionais" (se houver), e "contatos internacionais". E, por fim, músicas em mp3/wma ou um link para um site onde as músicas possam ser ouvidas.


Atenção para o prazo!


O prazo para o envio deste material é, impreterivelmente, até às 19 horas do dia 25 de julho, sendo excluídos da seleção qualquer material que chegar ao espaço cultural Ná Figueredo ou no e-mail serasgum@gmail.com após este horário e data.

Fonte: Portal Fora do Eixo

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Muitas novidades na Semana de Aniversário do Blog

# SUCESSO – Ontem mesmo, horas depois de se concluir o Bafafá Pro Rock que aconteceu na Praça da República, já era possível ler, pelo Orkut, elogios ao evento. Eu não pude ir, mas mesmo assim parabenizo a Pro Rock e o Movimento Bafafá.

# PROJETO – Marisa Brito, da banda A Euterpia, estuda um novo projeto: Marisa Brito canta Carmem Miranda. A eutérpica, que atualmente reside em São Paulo, disse que o projeto já começou a ser pensado e que certamente virá para Belém quando ele estiver pronto.

# DVD – No próximo dia 28 de julho o paraense Marco André, residente no Rio de Janeiro, grava lá mesmo na Cidade Maravilhosa o DVD do disco BEAT IÚ.

# PUPUÑA – No dia 13 de agosto o La Pupuña faz o lançamento do seu disco no Circo Voador, no Rio. O show terá a participação da Orquestra Imperial. No dia 5 de setembro os Pupuñas gravam DVD no Itaú Cultural, em São Paulo.

# BAIACOOL JAZZ FESTIVAL - Todos os sábados de julho. Praia do Farol Velho, Salinas. Ente as atrações estão o guitarrista Mark Lambert, o cantor norte-americano JJ Jackson, o saxofonista Léo Gandelman, o contrabaixista Zerró Santos e o Baiacool Ensemble, grupo que reúne vários músicos que participaram do festival, incluindo o seu organizador, o baixista Minni Paulo.

# ENDORSERS – Mais notícias boas a respeito do Madame Saatan. Além de estarem entre as bandas selecionadas para o Porão do Rock, em Brasília, o Madame também está entre os novos “endorsados” da ESP/LTD, famosa marca de guitarras e baixos da Califórnia (EUA). A empresa irá fornecer instrumentos para os satânicos em troca, é claro, da divulgação da marca. A ESP tem bandas famosas no seu hall de clientes: Metallica, Bon Jovi, Nightwish, Evanescence etc. Ivan Vanzar também conseguiu o “patrocínio” dos pratos Stagge das baterias Groovin.

# NEW SPACE - O SK8 estreiou recentemente a sua página no My Space. A banda de pop punk disponibiliza 6 músicas lá. Passa lá e confere. www.myspace.com/sk8banda.
# INTERCÂMBIO – Brevemente estarão a caminho de Belém, para o blogueiro, os CDs das bandas Forte Paradoxo (SE) e Mago Zen (MG). As duas bandas são destaques na cena de suas cidades.

# JONHY – Falando em CD, tudo indica que o primeiro CD do Johny Rockstar só chega às mãos dos fãs em 2009. Mesmo com o produtor da banda no sudeste, acompanhando o Madame Saatan, os meninos não param os trabalhos por aqui. Mas todo o fuzuê para o lançamento deste disco tão aguardado só terá a atenção que merece no ano que vem mesmo. O que ainda dá uma esperança para os fãs do Johny é que se pode esperar de tudo desta banda de tantas surpresas. Quem sabe não rola um bônus até o fim do ano?

# BELROCK – A próxima banda que ficará um mês na coluna “Banda da Semana” poderá ser o Ultraleve.

# ENSAIO ABERTO – O projeto desenvolvido todo sábado no Espaço Cultural Na Figueredo entra de férias e retorna no dia 16 de agosto com a banda Bobo da Côrte.

# RECORDE – Fala-se em 30 mil pessoas presentes na praça da república no último domingo de arrastão do Arraial do Pavulagem. E que pelo menos um terço deste povo acompanhou o cortejo.

# MEMÓRIA – A Rede Globo marcou 26 pontos com a exibição do programa “Por toda minha vida” contando a história da banda Mamonas Assassinas. Nunca o programa tinha registrado uma audiência parecida e esses números incentivaram a rede de TV a produzir novos episódios da série. Vem por aí o programa dedicado à Cássia Eller.

# CRAVO – Lázaro Magalhães já se assume como ex- Cravo Carbono. Logo logo divulgo entrevista exclusiva que o músico me concedeu falando de sua saída da banda. Lázaro garante que, mesmo com sua saída, o Cravo Carbono não acabou.

# EFEITO NAPSTER – Ainda falando no Lázaro... O músico repassa um e-mail apoiando a petição do pesquisador Sérgio Amadeu, um dos pioneiros do software livre no Brasil e das lutas pela governança democrática da Internet. A petição se posiciona CONTRA os projetos que criminalizam as práticas de compartilhamento na Internet e pode ser acessada através do link:
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition.html.

# OPOSTO – Não é querendo causar polêmica, até porque o assunto já é polêmico, mas em recente entrevista divulgada no Portal Cultura, o também músico paraense Nicolau Amador, da banda Norman Bates, defende o direito autoral e propriedade intelectual na internet. Acompanhe o texto na íntegra:
PARÁ PODERÁ TER PORTAL PARA COMERCIALIZAR PRODUÇÃO MUSICAL
O Estado do Pará começou a entender as novas propostas no que se refere ao futuro das relações de mercado na música. O livre compartilhamento de arquivos pela internet, que há pouco mais de dez anos surgiu como um monstro para o mercado fonográfico, cresceu e apareceu e hoje é o responsável por umas das maiores crises no setor. O problema ainda pode ser muito maior se visto a partir da ótica do desrespeito aos direitos autorais de uma obra intelectual.

Atentos a esses reluzentes sinais, músicos paraenses começam a desenvolver projetos baseados justamente no mercado digital. Uma proposta de, ao mesmo tempo, aliar-se ao “inimigo” e usar as armas dele em proveito próprio. Entrevistei o músico e jornalista, Nicolau Amador, que me contou um pouco sobre as bases deste projeto e explicou as perspectivas a respeito do seu desenvolvimento, acompanhe:

THIAGO VIANA: Esse projeto é recente? Quanto tempo de idealização até aqui?
NICOLAU AMADOR: A idéia surgiu no meio do rock. Eu trabalho mais diretamente com o Norman Bates e o Suzana Flag, que estão parados há quase dois anos produzindo seus próximos discos. Ralamos muito para produzir esses discos e a idéia do portal surgiu para promover esses trabalhos. Foram vários meses amadurecendo a idéia e acabamos chegando à conclusão de que os custos e tudo o mais, eram muito grandes para duas bandas independentes. Então decidimos dividir a idéia com os colegas e ampliar o projeto para beneficiar toda a música paraense, e não apenas o rock. A mobilização coletiva tem um mês, mas a idéia já surgiu há alguns meses. O lance do Radiohead (de disponibilizar o disco na internet para fã decidir quanto vai pagar) e os resultados sobre vendas digitais na internet foram fundamentais para concluir a idéia.

THIAGO: O desenvolvimento deste projeto acarretaria a uma série de exigências legais que pode ser visto como um fortalecimento da classe de músicos. Isto poderia ser interpretado, então, como uma maneira de "forçar" a profissionalização da classe ou seria mais um incentivo à essa profissionalização??
NICOLAU: Um pouco disso tudo. Para entrar no mercado digital, que é uma coisa que nenhum músico profissional pode abrir mão, é preciso cumprir uma serie de exigências legais: ter registro, ser associado ao Ecad e a OMB. Toda burocracia que a gente não pode mais ficar questionando sem fazer parte do processo, entramos e só depois exigimos nossos direitos, funciona como uma espécie de dever de casa.

THIAGO: Que bases têm este projeto? Quem o desenvolveu?
NICOLAU: Estamos em fase de divulgação do projeto e de organização de um fórum independente de música que vai propor ações para o desenvolvimento da economia da música no Pará. O projeto nasceu dentro do Movimento de Bandas Independentes do Pará (Mobip) que é uma associação de músicos de bandas independentes, um pouco diferente da Pró-Rock, que na sua última fase representava a classe rock. O Mobip envolve não somente músicos, mas empresários e produtores. Também reativamos a Pró-rock para que ela some na execução deste projeto. Paralelo a estas duas entidades, o projeto cresceu e ganhou adesão do Movimento Bafafá do Pará e de outros músicos.

THIAGO: O projeto já tem apoio de outras entidades do mercado de música além da classe de músicos?
NICOLAU: Temos o apoio e suporte do Ná Figueredo, que é uma pessoa que sempre deu apoio a todo e qualquer tipo de produção musical paraense e que, obviamente, não nos deixaria só nessa.

THIAGO: Em que outras instituições o projeto ainda procura apoio?
NICOLAU: Não poderíamos deixar de pensar em um apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult). Já apresentamos o projeto à diretoria da Secult e ele foi muito bem recebido. A partir daí, teremos que agregar e detalhar este projeto para só então entrar na fase de captação de recursos e acabar, assim, na execução do projeto.

THIAGO: Este sítio virtual será destinado apenas ao público local ou há uma perspectiva de se exportar música paraense através dele?
NICOLAU: Hoje o que importa para nós é entrar no mercado, essa a preocupação primordial. Agora, a maneira como vamos projetar a música paraense para o público regional e para o mundo, depende de uma questão de estratégias que vamos por em prática no tempo certo.

THIAGO: Como garantir a funcionalidade e usabilidade deste projeto frente a crise da indústria fonográfica, conseqüência do livre compartilhamento de arquivos pela internet?
NICOLAU: O comércio de música digital exige muitas estratégias e envolvimento do artista no projeto. O gerenciamento disso faz parte das estratégias que não podemos revelar no momento, mas posso afirmar que o artista tem que valorizar sua produção. Há um contra movimento de valorização dos direitos autorais que vai ganhar cada vez mais força e será determinante no futuro e no sucesso do comércio digital. Temos que estar preparados para isso.

THIAGO: Quem resolver vender suas músicas no site não poderá mais disponibilizar as suas músicas em sites como Trama Virtual, My Space etc.?
NICOLAU: Não será bem assim. Claro que os músicos terão que fechar contratos de exclusividade, garantir que a música não vaze antes dos lançamentos etc., mas vamos negociar downloads gratuitos, promocionais, enfim... O que posso dizer que distante das imposições das majors vamos poder desenvolver o potencial de criar nosso próprio mecanismo de comercio digital e, quem sabe, provocar até uma concorrência saudável ao mercado. É a que nos propomos neste projeto.

Por hoje, é só.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

BAFAFÁ PRO ROCK


BAFAFÁ PRO ROCK


Pra quem achava que, por mais um ano, Belém estaria à margem das comemorações pelo Dia Mundial do Rock, graças à alguma entidade protetora dos roqueiros, enganou-se.


Na data em que se comemora o dia mundial do rock and roll, 13 de julho, a capital paraense - já reconhecida pelo Brasil como um dos principais celeiros do novo rock nacional – receberá o pré-lançamento de um fórum estadual de música independente. O ato público se dará em plena Praça da República, a partir das 10 horas da manhã, com a participação 14 artistas paraenses, entre eles os roqueiros do Rennegados, Delinqüentes, Norman Bates e Suzana Flag. As duas últimas estavam desaparecidas do cenário musical da cidade por conta dos trabalhos que direcionados à produção de seus novos registros fonográficos.
O Fórum Paraense de Música Independente surge a partir da união do Movimento Bafafá, Pro Rock, Dançum se Rasgum Produciones e selo Ná Music. A seguir, a lista completa dos artistas que irão se apresentar:

TRIBO MANARÍ
CARIMBÓ DE BOLSO
CLEPSIDRA
PAULO LUAMIM
BRIGUE PALHAÇO
SEVILHA
JUCA CULATRA
RANDE FRANK
SUZANA FLAG
NORMAN BATES
PIANUTS
LEGÍTIMA DEFESA
DELINQÜENTES
RENNEGADOS

NOTAS

# TV – Hoje o Madame Saatan estará no programa “Território Livre” da Rede 21. Aqui em Belém, o programa é transmitido pelo canal 50. O “Território Livre vai ao ar às 22h30.

# DELINQUENTES
– Amanhã (11) o programa “Cena Musical,” das emissoras Cultura, recebe pela primeira vez o hard core dos Delinqüentes. Quem quiser participar na platéia, é só aparecer no prédio da Funtelpa na Almirante Barroso com o Chaco. Se você acha melhor conferir de casa é só ligar no canal 2, sintonizar na 93,7 FM ou entrar no
www.portalcultura.com.br. O Cena Musical começa às 11h da manhã.

# CLIPE
– Depois de “Mamãe curte Ramones” do Hebe e os Amargos, a clipografia paraense ganha mais um clássico. Desta vez é o clipe de “Mosqueiro” da banda “Mostarda na Lagarta”. A música já é sucesso na programação da Rádio Liberal e o clipe pode ser visto na TV Rauland. Mas se você não tem paciência pra ver TV, pode vê-lo aqui mesmo.



# ESTILO - Já está circulando a 19ª edição da Revista Estilo, revista de variedades do Belém Shopping Iguatemi. Nesta edição, o blogueiro assina duas matérias. A primeira fala sobre as delícias do pão artesanal, livre de processos químicos que deixam os pães comuns bem mais calóricos. A segunda matéria mergulha na história dos lendários guerreiros samurais, desvendando rituais e contando a trajetória desses lutadores até os dias atuais. Além disso ainda tem matéria sobre esteriótipos e filmes de terror. Quem quiser uma é só mandar um e-mail para canomedia@canomedia.com.br. A revista é gratuita e você recebe em casa.


# MÚSICA - E pra terminar o papo em música, a minha coluna no Portal Cultura traz uma entrevista, com o músico Nicolau Amador, a respeito da criação de um sítio virtual para se comercializar música paraense. Passa lá.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

SE RASGUM e MADA confirmam datas


Realizado tradicionalmente no mês de maio, no ano em que completa 10 anos de existência o festival "Música Alimento da Alma", o MADA 2008, será realizado nos dias 7, 8 e 9 de agosto em Natal-RN.

Outro festival que confirmou suas datas foi o Se Rasgum no Rock que terá sua terceira edição realizada nos dias 19 e 20 de Setembro, em Belém-PA.
O MADA já confirmou Mallu Magalhães no festival, e o Se Rasgum negocia a vinda da banda sergipana Rockassetes, que hoje firma residência em São Paulo.