quinta-feira, 25 de junho de 2009

FESTIVAL SE RASGUM ADIA PROGRAMAÇÃO


Por conta do problema causado pela Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), que cancelou as transmissões das seletivas para o festival na véspera do evento, a organização do Se Rasgum se viu obrigada a adiar as datas das seletivas, que aconteceriam nos dias 20 e 27 de junho, e do show de lançamento do festival que seria no dia 04 de julho com a banda Móveis Coloniais de Acajú (DF).

No dia 12 de junho o festival anunciou a lista das 24 bandas que disputarão 3 vagas para o festival, de acordo com a programação anterior a seleção seria feita em duas etapas: primeiro duas seletivas com 12 bandas cada de onde 8 sairiam e disputariam a final no show de lançamento. As 24 bandas foram escolhidas por um júri técnico formado por formadores de opinião de todo o Brasil.

Com o imprevisto toda essa programação foi alterada e a organização do Festival Se Rasgum logo divulgará novas datas e locais para os eventos. O show de lançamento do festival deve acontecer no começo de agosto.

NOTAS

# MTV – Ta a fim de ser vj por um dia na MTV Belém? Então se liga neste vídeo e depois corre no blog da MTV Belém pra saber do regulamento.


# FALANDO NISSO – A banda paraense Madame Saatan deu o ar da sua graça em dois programas da MTV nesta semana. Os meninos (e a menina) participaram do Descarga MTV e do MTV LAB Toca aí.

# CCAA FEST – As inscrições para a quarta edição do CCAA Fest terminam já nesta terça-feira (30). As inscrições podem ser feitas na AM&T e apenas bandas autorais podem participar do concurso. As bandas Bobo da Corte e Vinil Laranja foram as duas últimas vencedoras do concurso, 2007 e 2008 respectivamente, ambas ganharam a gravação de um CD. Mais informações no site do CCAA Belém.

# CAMPANHA – A banda Ataque Fantasma está lançando a Campanha Copyleft, ou seja, permite a cópia e exibição pública de seu material desde que para fins não lucrativos e que se cite o autor mantenha-se o tipo de licença. Para concretizar esta posição, a banda disponibilizou para download todo o material de seus dois EP’s. Zero (2006) e Croma (2009).

# FCPN – Entrou no ar nesta quinta (25) o mais novo portal sobre musica independente na região norte. O portal da Frente Cultural Pólo Norte pretende reunir em um só sítio na internet informações sobre as cenas de música independente nos sete estados da região norte. O Pará tem pelo menos três correspondentes contribuindo com o site: Nicolau Amador, Gláfira Lobo e Thiago Viana.

# DISPONÍVEL – Os sergipanos da banda Forte Paradoxo já disponibilizaram na internet o conteúdo do seu primeiro demo, lançado em 2008. Altamente recomendado.

# ENSAIO ABERTO – Neste sábado (27) prepara os ouvidos e vai bater cabeça no Ensaio Aberto a partir das 17h na loja Ná Figueredo da Gentil. Quem vai tocar são as bandas Rennegados e Babyloids. O melhor de tudo é que a entrada é de graça.


# MICHAEL JACKSON - A gente termina o post com o vídeo mais famoso da história do videoclipe e presta essa homenagem ao rei do pop que conseguiu consolidar uma carreira conturbada e uma legião de fãs durante 45 anos.




Por hoje é só.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

LEITOR INDICA – STEREOSCOPE (PA)

In memoriam











Saulo Marques

22 anos
Jornalista



Terceiro disco chegando e um acústico pra acalmar a ansiedade, sob as bênçãos do "Senhor"

O mês de Agosto é a mais otimista previsão de lançamento de "Conjunto de Rock", o temático terceiro disco de estúdio do Stereoscope. Depois do sucesso de "Rádio 2000" e o "Grande Passeio do Stereoscope", a banda lançou o "Acústico Stereoscope" oficializando a gravação do Ensaio Aberto realizado no Espaço Ná Figueredo em um registro marcante para a trajetória da banda, reinventando músicas como "Um dia Só" e "Antonella", além da inclusão da semi-inédita "Do Lado de Fora" no projeto, todas da época do surgimento da banda.

A banda surgiu de gravações em conjunto realizadas entre Marcelo Nazareth, Jack Nilson e Ricardo Maradei, em meados de 2002, lançando no final de 2003 o lendário disco "Rádio 2000", consagrado e difundido nacionalmente pelo Jornalista Fernando Rosa - idealizador do portal Senhor F - que também é produtor cultural e militante da cena independente nacional (quase um general). E foi em parceria com o "Senhor F" que o Stereoscope lançou o segundo e lançará o terceiro disco de estúdio. E o "Acústico Stereoscope" foi lançado na presença de Fernando Rosa, na realização da primeira "Noite Senhor F" em Belém, o evento que já percorreu as principais capitais do país e era aguardada a hora de Fernando conferir de perto a cena que acompanha com grande admiração.


Rock em conjunto

Desde o surgimento o Stereoscope não é o mais comum dos conjuntos de rock. Para o baixista Ricardo Maradei, o maior problema do Stereoscope é também uma das maiores virtudes. “São três cantores-compositores, ninguém centraliza nada e quando a banda anda, ela anda, mas quando para, para mesmo". Apesar de não serem mais garotos, Ricardo considera a banda inexperiente em relação à produção de shows, e é comum um intervalo de várias semanas entre as apresentações da banda, atualmente quase sempre restritos a convites de outras bandas. A pausa se justifica, o terceiro disco vem aí celebrando o universo ao redor de uma banda de rock. "O disco é bacana, deixou a gente contente. Quando fomos daqui para Brasília, gravar o disco, a banda passava por um momento difícil e a gente voltou renovado" afirma Ricardo, apostando na missão de lançar o disco - e um videoclipe, se possível - para renovar o ânimo da banda.

A virtude do Stereoscope é que, ainda que façam poucos shows, é o mais ativo representante daquela geração "anos 2000" do rock paraense, chamada pelos maldosos de "geração Funtelpa". Esta foi alvo de infinitas promessas, e caiu em suas mãos a responsabilidade de transformar Belém na nova Recife, Porto Alegre. A comparação atrapalhou mais do que ajudou, e enquanto promissoras bandas como Eletrola, Cravo Cabono e Suzana Flag seriam engolidas pelo tempo (esta última atualmente ensaia um retorno triunfal) continuamos sendo a velha e até então pacata Belém, aquela da "Felicidade Azul" cantada pelos "veteranos" do Stereoscope, agora na companhia do baterista Daniel Pinheiro, resistindo à ação do tempo e renovando o próprio caminho enquanto conjunto de rock.


Texto
: Alexandre Nascimento

---

SELETIVAS PARA O SE RASGUM SERÃO ADIADAS

Na véspera das apresentações das 12 primeiras bandas selecionadas, as emissoras da Fundação de Telecomunicações do Pará desistem das transmissões e as seletivas serão remarcadas para a próxima semana em novo local ainda em definição. Segundo o produtor do Festival, Marcelo Damaso, o incidente não prejudicará a seleção organizada e a votação no site do festival continua. Até o fechamento deste post a banda “Hebe e os Amargos” liderava a votação na internet com 46 votos, seguida da “Juca Culatra e Power” Trio com 42 votos.

A "Força Paralela" está entre as 24 bandas que disputarão as seletivas

Na última sexta (12) a organização do Festival Se Rasgum divulgou a lista das 24 bandas paraenses que disputarão as seletivas para a quarta edição do festival, que acontece em Setembro. As bandas selecionadas foram escolhidas em um universo de mais de 100 bandas inscritas que foram avaliadas por um júri técnico formado por Fabrício Nobre (organizador dos festivais Goiânia Noise e Bananada, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes – ABRAFIN e um dos donos do selo Monstro Discos), Rodrigo Lariú (jornalista e dono do selo Midsummer Madness), Fernando Rosa (jornalista, organizador do festival El Mapa de Todos e dono do selo Senhor F), Iuri Freiberger (baterista da banda Tom Bloch e produtor do estúdio Toca do Bandido), Maurílio Kuru (produtor cultural e diretor da Cria! Cultura), Edyr Augusto Proença (jornalista, escritor e radialista), Marcos Sacchi (radialista) e Beto Fares (produtor, radialista e apresentador do programa Balanço do Rock, da Rádio Cultura FM, em Belém).

Um novo júri formado por três pessoas (ainda não divulgadas) e a votação no site do festival irá classificar oito bandas que se apresentarão na última seletiva, no dia 4 de julho, durante o lançamento do festival. As oito bandas abrirão o show do Móveis Coloniais de Acaju (DF). Nesta última etapa, as três melhores, segundo o público e júri, estarão habilitadas a se apresentarem no festival. Todas as 24 bandas podem ser conferidas no portal http://www.belrock.com.br./

A banda Aeroplano escapou das seletivas e já está confirmada no festival

Além das bandas que participarão das seletivas, o júri maior também escolheu outras 9 que já estão confirmadas na lista do festival e não passarão pela maratona de seleção, são elas: Trio Manari; ProFX; Clube de Vanguarda Celestial; Aeroplano; Johny Rockstar; Ataque Fantasma; Dharma Burns; Delinqüentes e The Baudelaires. A seguir, as 24 bandas que passarão pelas seleções:

Hebe e os Amargos, Os Caras da Estrella, Sincera, Malachai, Barão Geraldo, Máfia da Baixada, Ultraleve, Paris Rock, Juca Culatra e Power Trio, Vinil Laranja, Inversa, Amplificador de Brinquedo, Força Paralela, Aliados MC’s, Neurama, Os Miguelittos S.A., Octoplugs, Tenebrys, 16-bits e Ruwa.

---

PAVULAGEM MOVIMENTA O SÃO JOÃO COM OS ARRASTÕES JUNINOS

Os já tradicionais arrastões juninos do Arraial do Pavulagem já estão agitando o São João na capital paraense. Os arrastões acontecem nos quatro domingos da quadra junina e reúnem milhares de pessoas. O primeiro cortejo aconteceu no último domingo (14) e iniciou com os rituais de “boas-vindas” à quadra junina com recepção dos mastros de São João que chegaram pela Baía do Guajará até a Escadinha do Cais do Porto, no centro da cidade. De lá, o Batalhão da Estrela – grupo formado por mais de 200 pessoas de todas as idades e que dá ritmo ao arrastão – saiu em cortejo pela Avenida Presidente Vargas até a Praça da República, em um percurso de pouco menos de 1 km.

Na praça, os mastros foram erguidos e permanecerão lá até o final da quadra junina. Como em todos os anos o arrastão foi marcado por muita cantoria e diversão, além do colorido dos chapéus de palha com fitas, adereços confeccionados em miriti e material reciclado e as imperdíveis rodas de boi. Para quem não acompanhou o arrastão do último domingo, ainda tem mais três chances para participar da brincadeira. Anote aí as datas dos próximos cortejos: 21 de junho; 28 de junho e 05 de julho. Os arrastões começam sempre às 10h da manhã e terminam com show do grupo Arraial do Pavulagem.

Só para lembrar: é altamente recomendável o uso de protetor solar e o consumo de muito líquido durante o arrastão. Tudo para curtir a brincadeira sem prejudicar a saúde.

---

NOTAS

# VINIL - Pra quem tá lendo o blog ainda na sexta (19) corre lá no Amnésia pra assistir aos meninos do Vinil Laranja, recém-chegados dos EUA. Caipirinha a R$ 1 a noite toda. Fica a dica.

# VINIL 2 – Mas se você está lendo no sábado aina pode ir ver o Vinil no Café com Arte junto com Cuba Libre e a anfitriã Johny Rockstar, durante a Festa Johnyna 2009.

# LBFV – No mesmo sábadop, para quem não é ligado em pular fogueira e ainda assim tá cheio de fogo, ainda tem uma Meachuta! Party na Boka Xica com Las Bibas From Vizcaya.

Por hoje é só.