A TURMA DA POROCA ESTÁ DE VOLTA
A turma maluca que agita o submarino barrento dos rios amazônicos está de volta depois de cinco anos. Neste domingo (15), a partir das 18h, acontecerá o lançamento do segundo episódio das animações amazônicas dirigidas por Cássio Tavernard. “O rapto do peixe-boi” terá sua exibição de lançamento no Cine Estação, no teatro Maria Sylvia Nunes na Estação das Docas e conta a história de uma nova festa organizada pelo caranguejo que deixou o peixe-boi responsável pelo transporte da aparelhagem, mas o mamífero acaba desaparecendo e agora os candirus infernais e o atrapalhado camarão junto com toda a turma do rio não vão medir esforços para desvendar este mistério e encontrar o peixe-boi.
Além da direção de Cássio Tavernard, “O rapto do peixe-boi” conta ainda com o roteiro de Adriano Barroso e co-direção de Rodrigo Aben-Athar. Na noite de domingo também serão exibidos mais dois curtas de animação “A montanha do pássaro Lê Rocher de L’oiseau”, de Fernando Alves e Roberto Ribeiro e “Muragem”, de Andrei Miralha.
INÍCIO – A história da turma da pororoca começou a ser contada em 2004 com o curta metragem “A Onda – Festa na Pororoca”. O filme foi produzido através de uma bolsa de pesquisa conseguida pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) e foi um sucesso em suas exibições dentro e fora do Estado. No ano seguinte, a animação conseguiu o apoio da Central de Produção – Cinema e Vídeo da Amazônia e foi lançada em DVD para o mundo inteiro. Hoje, a Central de Produção organiza o lançamento do segundo episódio da série.
Há ainda o projeto de transformar as animações em uma série de TV em 13 episódios. O desafio é melhorar cada vez mais a qualidade dos filmes e para isso, a equipe de profissionais paraenses aposta em suportes digitais e conta com a colaboração de dois paulistas na produção do episódio mais recente.
SERVIÇO
Lançamento do curta metragem “O rapto do peixe-boi”
Domingo (15), às 18h
Cine Estação (Teatro Maria Sylvia Nunes – Estação das Docas)
Entrada Franca
Assista ao primeiro episódio da série: